Quem Somos

A Associação Anglicana Desmond Tutu foi criada em 2011 para ser a pessoa jurídica da Casa Noeli dos Santos. Somos uma instituição filantrópica que acolhe mulheres (juntamente com seus filhos e filhas) em situação de violência. Mantemos nosso endereço em sigilo para manter a segurança das pessoas envolvidas.

Em 2010, com o crescente número de casos de violência contra a mulher, o prefeito da cidade de Ariquemes (localizada no Estado de Rondônia, na região Norte do Brasil), fez uma reunião com lideranças e representantes de órgãos governamentais e não governamentais para discutir esta realidade e elaborar mudanças, pois o Ministério Público cobrava uma postura e ação da gestão da época. O reverendo Hugo Armando Sanchez, na época pároco da paroquia da Santíssima Trindade, participou desta reunião representando a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. 

 

Na ocasião discutiu-se a criação de uma casa de apoio para as mulheres em situação de violência, mas o prefeito disse que o município não tinha condições para custear este projeto. Foi assim que a nossa Igreja, com apoio do município e dos demais participantes, assumiu a responsabilidade de fundar esta instituição, mesmo sem experiência na época, para lidar com casos de violência doméstica.

 

E quem é Noeli dos Santos?

Nanci criou sozinha 4 dos 6 filhos e trabalhava como cozinheira em uma fazenda na campanha gaúcha. Dona Nanci dormia com um facão debaixo do travesseiro para se proteger dos peões desavisados. E com todas as dificuldades apresentadas pela vida, venceu e conseguiu construir sua própria onde recebia todos os netos ao fim de cada ano.

​Noeli aprendeu com as duas mães conhecimentos indescritíveis e importantíssimos para a sua formação pessoal.

Ela sempre esteve a frente do seu tempo e desde muito cedo defende o direito de minorias, principalmente o das mulheres.

Orientou mulheres em situação de risco a buscarem seus direitos e a denunciarem os agressores.

Montou grupo de voluntários para oferecer cursos profissionalizantes para mulheres pobres.

Em suas palestras, Noeli valoriza a autoestima e incentiva as mulheres a voltarem a estudar.

Ela é uma mulher que sabe da própria importância para o mundo.

Atualmente, Noeli vive em Caldas Nova - GO, é casada com o bispo Almir dos Santos, missionário que atua desde 1973 na região de Rondônia pela Igreja.

Como ela sempre lutou pela garantia aos direitos das mulheres, a equipe paroquial que iniciou o trabalho da Casa resolveu fazer esta homenagem em vida.

 
 

No que Acreditamos

VISÃO: eliminação e superação da violência contra as mulheres.

MISSÃO: garantir os direitos e a integridade das mulheres em situação de violência juntamente com seus filhos e filhas.

VALORES: igualdade de gênero, respeito, dignidade, sororidade, transparência, resiliência, autonomia, altruísmo e equidade.

 

Como Funciona

As mulheres são encaminhadas para a Casa Noeli pela Delegacia da Mulher (DEAM), após o registro da denúncia de violência. Também são encaminhadas pelo Ministério Público e Polícia Militar.

 

Ao chegarem na Casa são acolhidas e em seguida é oferecido um kit de higiene pessoal, toalhas limpas e forro de cama. Após se acomodarem é realizado o preenchimento da ficha e o acolhimento realizado pela psicóloga.

 

A casa funciona 24 horas por dia e conta com o apoio de 5 colaboradoras: 1 coordenadora e assistente social, 2 psicólogas, 1 assistente financeiro e 1 colaboradora de apoio geral. Todas trabalham de segunda-feira a sexta-feira em horário comercial. Para emergências fora deste horário ou aos finais de semana e feriado, os contatos da equipe ficam disponíveis no mural da casa.

 

Durante a semana, seguimos uma rotina com atividades e ações para as acolhidas e seus filhos e filhas que as acompanham.

Segunda-feira: atendimento psicoterapêutico individual;

Terça-feira: tarde do autocuidado;

Quarta-feira: tarde de cinema com reflexão ou oficina de artesanato;

Quinta-feira: roda de conversa

Sexta-feira; pela manhã são realizados os atendimentos psicoterapêuticos com a crianças e pela tarde são desenvolvidas atividades entre mães e filhos/filhas com o objetivo de fortalecerem seus vínculos afetivos.


Além da rotina semanal, tem também a rotina diária:

07h00: hora de acordar, almoço: , :

07h30 às 08h30: café da manhã;

11h30 às 12h30: almoço;

15h00 às 16h00: lanche da tarde;

19h00 às 20h00:  jantar.

Dentro da casa há várias regras com o objetivo de manter a ordem, a boa convivência e, principalmente, a segurança. Algumas delas são:

1) É proibido passar o endereço da casa de apoio para qualquer pessoa ou nem mesmo para os serviço de delivery  sem a autorização da equipe da casa;

2) É proibida a abertura do portão sem autorização da equipe;

3) As mulheres que trabalham fora são liberadas para irem trabalhar e qualquer uma delas que precise sair para resolver assuntos pessoais de urgência, também  conseguem autorização. Só podem sair da Casa com autorização, porém elas se responsabilizam pela própria segurança;

4) A limpeza da casa e o preparo das refeições são responsabilidade de quem estiver na casa.

5) É inaceitável o uso de qualquer tipo de violência entre elas ou com seus filhos e filhas;

6) Não é permitido o uso de bebida alcoólica ou tabacos;

7) Também não é permitido assistir conteúdos inadequados na TV ou o uso indevido do celular.


O descumprimento das regras acarretará em advertências ou até mesmo o desligamento.

 

O período de acolhimento é de 0 a 90 dias. Uma vez que são acolhidas, as mulheres não são obrigadas a permanecerem na casa de apoio Noeli dos Santos.

 

Quem Tem Direito

Mulheres em situação de violência, com ou sem lugar seguro para ir, maiores de idade, sem filhos ou com filhos menores de idade.

Todas as mulheres são aceitas independente de sua classe social, raça, etnia e identidade de gênero (cis ou trans), exceto usuária de drogas ou com algum transtorno psicológico, pois não temos equipe técnica para atender esta demanda.

 

Como Ajudar

É possível ajudar a Casa Noeli através de transferência bancária para os dados abaixo:

Banco do Brasil

Agencia 1178-9

C/C 48.121-1

ou

Pix (CNPJ)13.887.321/0001-00

Também recebemos doação de cestas básicas, roupas e calçados femininos e infantis, produtos de higiene pessoal, de limpeza, itens de cama mesa e banho, fralda e leite. Além disso, aceitamos doação de móveis em bom estado para doar às mulheres que precisarão recomeçar suas vidas e isso ajuda muito!

Participe da campanha "Declare seu Amor", uma iniciativa da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça em Rondônia. Para saber mais, clica aqui.

logo caa colorido 2.jpg